terça-feira, 15 de junho de 2010

Amamentação - introdução de novos sabores

        Na nossa última consulta de 4 meses a pediatra me veio com uma novidade: a introdução de novos sabores na dieta do Alebrto.
        Eu abri o olho beeeem grande, meu S2 partiu em 18 metades e na hora questionei a decisão dela, já que minha meta é amamentá-lo até os 35 anos e 7 meses.   
        Porém confio muito na médica dele que, como já falei em outro post, tem especialização em medicina oriental, o que me ajuda bastante a seguir a linha em que acredito ser a melhor para nós. Ela nos orienta a ter uma vida mais natural e apóia uso de  terapias alternativas quando preciso (como foi o caso da acupuntura), mas não é radical, pois também não somos.
          A explicação para a introdução do suco na dieta do Alberto é a seguinte:
- Ele será introduzido devagar, em pequenas quantidades.
- Não substituirá nenhuma refeição.
- Alberto terá contato com novos sabores para que,  daqui há 2 meses, quando realmente ele terá que consumir novos alimentos, não apresente rejeição e com isso continue ganhando peso de forma crescente.

        Questionadora (AKA chata) como sou, pesei bem a situação e como já tenho 2  experiências anteriores de adaptação alimentar (sei que não é a coisa mais simples no início) achei muito inteligente e resolvi acatar mas com algumas ressalvas:

1) Não forço ele a tomar nada. Ele prova, se gostar continuo dando. Virou uma brincadeira.
2) Ele  terá contato com o máximo de alimentos orgânicos. Tentarei deixá-lo longe de alimentos cheios de agrotóxicos (por enquanto está difícil já que só encontramos uma feira de orgânico aqui em João Pessoa e ela não oferece muita variedade. Utilizo as frutas da minha árvore de acerola).
3) Segundo estudos nutricionais, para a criança definir se gosta ou não de um alimento, ele deve ter contato com este pelo menos 9 vezes. Ou seja, serão nove tentativas (alternando os alimentos) até que eu possa montar o cardápio do Alberto, sabendo exatamente as preferências dele.
4) Não será adicionado nenhum tipo de açúcar.

      Olha a cara de quem comeu e não gostou do meu devorador de leite materno:



Muuuito melhor o leitinho da minha mamãe.

0 Comente AQUI!:

Postar um comentário