segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

10 coisas para fazer com crianças nas férias e sem gastar nadinha

Estar sem dinheiro não é desculpa para não proporcionar umas férias deliciosas para as crianças, né?
Basta ter disposição e boa vontade pois, para agradar uma criança não precisa de muita coisa não.
Um pouco de tempo, criatividade e afeto já são um sucesso garantido.
 Aqui vão algumas dicas:


1) Tomar um banho de mangueira ecológico: É assim: combine com eles que quando vocês encherem os 2 ou 3 baldes que estão no jardim, a mangueira será desligada e que aquela será a água da brincadeira.  Leve outros brinquedos como barquinhos e bonecos para colocar nos baldes. Mas se você mora em apartamento, improvisa enchendo uma banheira com as miniaturas favoritas deles e levando-a para a varanda ou para a área de serviço.

2) Brincar de escolinha no stress: Junte todos os materiais que você tenha em casa e organize o local onde será a escola (massinha, canetinha, lápis de cera, tinta). Cubra a mesa ou o chão com um tecido, jornal ou plástico. Coloque uma roupa bem surrada (aqui em casa temos separada a roupa da pintura, é uma muda de roupa específica para essas atividades) para que a criança brinque sem se preocupar com a sujeira que vai fazer. Determine os materiais que serão utilizados primeiro e o tipo de suporte (papel, tecido, cartolina). Eles adoram "ir para a escola" nas férias mas tendo a mamãe como professora.

3) Fazer massinha de modelar caseira descartável: 2 xícaras de farinha, água, uma colher de sal e corante. Prontinho. Pode deixar a criança brincar à vontade sem aquele problema de: não suje a massinha, não mistura as cores, menino!!!! A massinha caseira pode sujar, pode misturar as cores porque depois é só fazer de novo.
Massinha caseira
Imagem do site Pediatria Brasil

4) Arte com colagem: Uma folha de papel Canson A3 (pode ser outro tipo, mas por ser maior a Canson facilita para os pequenos), folhas secas colhidas no jardim, recortes de revistas, gravetos, grãos, cola bastão e canetinhas. Dê todos os materiais para a criança separados em potinhos e divirta-se vendo as criações inusitadas.
Imagem do blog Suzana Lanjos

5) Andar de bicicleta ou patins num parque: programas ao ar livre tem o seu valor. E às vezes deixamos de fazer por preguicite aguda. Separe um dia da semana para levar o (a) pequeno (a)  para uma volta de bicicleta com você antes que as férias terminem. Quem sabe você não pega gosto pela coisa e começa a fazer uma atividade física?

6) Visitar o zoológico ou jardim botânico da sua cidade: gosto de ir durante a semana que é bem vazio. Tirar fotos, andar, andar, andar, ver os bichos, lanchar coisas gostosas e engordativas vendidas no Zoo (ou se preferir, levar uma cesta e fazer um piquenique com frutas, biscoitos, bolinhos e suco).

7) Fazer cabaninha debaixo da mesa: estender um lençol bem grande em cima da mesa, de forma que cubra toda a extensão do tampo ao chão. Levar lanternas e travesseiros e brincar de casinha. Durante a noite é mais gostoso e cria um ar de suspense (mas um suspense acolhedor por estar ao lado da mamãe). Você pode ainda separar histórias de suspense infantil  para contar utilizando a lanterna para mostrar as suas expressões teatrais (recomendo a coleção A Casa da Árvore Mágica - Autor: Mary Pope Osborn - Ed. Farol). Quem quiser fazer uma coisa mais elaborada, pode comprar um tecido colorido e montar uma cabana de luxo.


8) Criar brinquedos de sucata: junte garrafas pet,  rolos de papel higiênico vazios, caixinhas de fósforo, caixas de pasta de dente e invente brinquedos divertidos usando esses materiais.
Uma seleção muito inspiradora foi feita pela blogueira Natalia Rosin e pode ajudar na hora da sua criação:

cores no lugar certojogo de argolacai-não-cai





9) Montar uma sala de leitura no meio da sala: espalhe almofadas e travesseiros em cima do tapete, coloque uma música de fundo bem tranquila e organize os livros em cestos para serem escolhidos. O mais legal é você colocar os seus livros também e participar ativamente da atividade para que o momento seja ainda mais prazeroso. Separei uma playlist super linda, com músicas infantis instrumentais, tocadas no violão. Ótima para esses momentos em que queremos os pequenos mais tranquilos e focados. Playlist MPBaby.

10) Fazer um teatro de dedoches: crie histórias divertidas usando os mais diversos personagens. Achei uma seleção muito legal para imprimir e colorir.



É isso. Aproveitem as férias!

8 Comente AQUI!:

Adelaide Araçai disse...

Dani adorei as idéias, sabe eu fazia sempre um pic-nic básico, ou um temático juntando 2 ou 3 amigos de minha filha...e a semana passava rapidinho pois ela tinha que ajudar com os preparativos.... é uma fase muito gostosa que só precisa de criatividade....

Um ótimo 2012 para você!

Muita Luz e Paz!
Abraços

Adriana Balreira disse...

Não tenho filhos mas essas ideias são ótimas mesmo para quem tem filho e não quer gastar para diverti-los
Beijos
Adriana

Tenikey disse...

qu legal!! que ideias bacanas!! adorei!! beijos

Ingrid Faria disse...

É muito boa as dicas!! Tem duas dicas que eu amei "Tomar um banho de mangueira ecológico" e " Fazer massinha de modelar caseira descartável" vou ver se faço a massinha com a Ingrid... Porque aqui em Teresópolis tá muito frio... Não tem como eu fazer o banho de mangueira ecológico, rsrs.

Beijos

Dani Pivatelli disse...

MT show este post!!!
Uma das coisas q eu mais gostava de fazer nas férias era ir p/ casa da minha prima brincar de cabana!! Lá tinha um espaço grande em q ela montava uma cabana em cima de um colchão de casal. Até separávamos cômodos com toalhas de praia e pregadores de roupa. A gt só saía dali p/ comer e tomar banho, era uma farra!!

Dani Pivatelli disse...

MT show este post!!!
Uma das coisas q eu mais gostava de fazer nas férias era ir p/ casa da minha prima brincar de cabana!! Lá tinha um espaço grande em q ela montava uma cabana em cima de um colchão de casal. Até separávamos cômodos com toalhas de praia e pregadores de roupa. A gt só saía dali p/ comer e tomar banho, era uma farra!!

Angi disse...

Adorei,Dani!
Ótimas dicas, amei mesmo, e vamos fazer várias aqui em casa...o banho de balde eu amo!!!
Posso divulgar? acho que muitas mães precisam de ideias!
Beijos
Angi

Anônimo disse...

Eu adorei a idéia do post, mais será que não poderia postar sobre aquelas crianças que não são mais crianças!!Se é que me entende?!
Aqueles adolescentes que ainda agem e brincam como crianças, adoraria muito um post assim _^º^_
Eu também tenho um blog se quiser cisitar:
http://layrakauana.blogspot.com.br/

Postar um comentário