quarta-feira, 5 de junho de 2013

Texto para teatro de fantoches - Contação da Rua. Tema: Lixo


Tema: Lixo (preservação ambiental).
Número de personagens: 2 (dois)
Duração: (5 minutos aproximadamente)
Materiais: pequenos pedaços de papel para representar o lixo. 1 corneta. 


Parado, seu sujeira!
Autor: Danielle Gomes





RAFA: lá lá lá lá lá (jogando papel no chão)

MARIA: Paradoooooooooooooooooooooooooooooo!

RAFA: Cê ta maluca?  Me deixa em paz. Quero comer meu pirulito, meu picolé, meus doces.... E nem vem me pedindo não, que eu não vou dar.

MARIA: Meu filho, eu não quero nem chegar perto desses seus doces... Mas vc não pode fazer isso que vc está fazendo.

RAFA: Porque não? A pança é minha, os dentes são meus, os doces são meus! Eu como quando e quantos eu quiser!! Lalalalallaa

MARIA: comer, vc pode comer quanto e onde quiser. Mas vc não pode sair jogando papéis por onde passa, deixando um rastro de sujeira atrás de vc. Vc não sabe que isso não se faz ?

RAFA: Oxeeeeeeeeeeeeeee. Porque? Depois vem alguém e cata ué!!! Aff da MENINA chata! 

MARIA: Não!! Você tem que jogar o seu lixo dentro da lixeira! E se não tiver lixeira vc tem que pegar o seu lixo e colocar dentro da sua bolsa, da sua mochila, mas não pode jogar nunca na rua.
Primeiro porque é falta de educação e segundo porque você vai causar grandes problemas pra natureza. Sua mãe não te ensinou não?

RAFA: Não! Minha mãe também joga lixo no chão!!! Toda vez que eu como um picolé, a minha mãe joga o papel pela janela do carro!

MARIA: Eu sabia disso!!! Nem me espanta! Os adultos sempre dando maus exemplos para as crianças. Amiguinhos, vocês sabiam que não se pode jogar lixo pelo chão? (crianças respondem)
Amigos, vocês sabiam que jogando o lixo no chão poluímos a cidade, deixando ela feia e suja?
(espera a resposta).
E vcs sabiam que quando jogamos o lixo no chão podemos causar grandes enchentes nas cidades, porque o lixo entope os bueiros e enche a cidade todiiiiiiinha de água?

(espera as crianças responderem)

RAFA: Eu não sabia que acontecia tudo isso só com um lixinho que a gente joga no chão!

MARIA: Não é só um lixinho! O lixo deve ser jogado na lixeira! Qualquer papel que a gente joga fora da lixeira a gente está causando problemas para o nosso planeta.

RAFA: Bem que a minha professora falou que nas praias as  tartarugas e outros animais estão morrendo porque comem o lixo que as pessoas jogam. EU vi uma tartaruga bem grandona morta!
Buáaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa... buáaaaaaaaaaaaaaaaa... e eu joguei lixo na praia um dia! Buáaaaaaaaaaaaaa... será que aquela tartaruga comeu meu lixo e morreu??? Buáaaaaaaaaaa

MARIA: Calma. O importante é que vc entendeu que a gente não pode jogar lixo no chão nunca. Nem na praia. Nem na calçada. Nem pela janela do carro. 

RAFA: Pode deixar. EU aprendi sim. E a partir de hoje serei o patrulheiro do lixo!!! Ficarei atento e quando algum adulto ou alguma criança jogar lixo no chão eu vou tocar minha corneta e vou mandar juntar, porque não quero causar enchentes e não quero matar animais. (toca a corneta)

MARIA: Oba! Eu também serei uma patrulheira do lixo, então! Se alguém jogar lixo no chão vamos gritar: parado, Seu sujeira! Parado Seu sujeira. Pegue logo o seu lixo e jogue agora na lixeira.
Parado, Seu sujeira! Parado Seu sujeira. Pegue logo o seu lixo e jogue agora na lixeira.

RAFA: Então crianças, quem quer ser um patrulheiro do lixo dá um grito e patê palma!!! (espera as crianças responderem)

MARIA: Então é isso aí!! Os patrulheiros do lixo, cantando com a gente:
parado, Seu sujeira! Parado Seu sujeira. Pegue logo o seu lixo e jogue agora na lixeira.
Vamos crianças:
parado, Seu sujeira! Parado Seu sujeira. Pegue logo o seu lixo e jogue agora na lixeira. 

MARIA: Agora a gente tem que ir. Vamos ficar de olho nessa cidade e afastar os sujões das ruas.

RAFA: Até mais patrulheiros e fiquem de olho!!!
 parado, Seu sujeira! Parado Seu sujeira. Pegue logo o seu lixo e jogue agora na lixeira.   

0 Comente AQUI!:

Postar um comentário