sábado, 17 de setembro de 2011

PAP: Receita da vera pizza italiana - Focaccia

É sagrado. Toda sexta-feira, aqui em casa, acontece a Noite da Pizza. Já é tradição da nossa família.
E nem adianta eu fazer corpo mole e dizer que vou ligar para a pizzaria. Não!
A família chora em coro, para que eu faça a MINHA pizza (e eu fico felizona com essa demonstração de amor).

Então chegou a hora da tão esperada receita da pizza ser revelada (foram muitos e-mails, tweets, ligações, ameaças, promessas para santo...teve de tudo).
Esse passo-a-passo está tão passoapassado que até o Jamie Oliver consegue fazer a receita sem babar nas panelas.

Primeira coisa: na verdade a receita não é de pizza, é de focaccia. Pizza é redonda, um pouco mais fina e a focaccia é quadrada, mais alta e mais macia. A focaccia é a pizza caseira italiana.

Segunda coisa: vocês vão ter que me pagar com sangue por essa receita. Segredo de família revelado. haaha Brinks.

Vamos nessa. Ingredientes:

{ 1 kg de farinha de trigo }

Classe social: foto de coração na receita!

{ 2 colheres de sopa de fermento biológico em pó }  


{ 1 colher de sopa rasa de sal }


{ 600 ml de água gelada}
Colocar aos poucos

{ A mistura pronta: (adoro essas cores!!!) }


{ Amasse, amasse, puxe, empurre, bata mas com amor... nhoin}


{ Tcharan... Quando a massa estiver uniforme e não mais grudar nas mãos, ela está pronta pra descansar. }


{ Povilhe um pouco de farinha de trigo em cima dela, para que não grude. Tampe. }


{ Dica da nonna: Fechar bem para não entrar ar na massa, envolver com um  tecido e colocar um peso em cima. }


{ Deixe descansando umas 2 horas ou mais.}

Agora deixo vocês com a parte do marido. Adoramos cozinhar à quatro mãos.
Aproveitamos para conversar, rir, brincar. Assim aprendi a gostar da cozinha (odiava antes, odiava mesmo), pois tornaram-se momentos muito prazerosos. 

{Divida a massa em 2 partes iguais. Abra a massa}

Usamos duas fôrmas de 45x45 cm. Essa receita deve ser dividida em 2 fôrmas.

{ Espalhe o molho.}


Usamos o molho de tomate pronto. Depois de testar vários, Massimo aprovou o sabor deste:


{ Acrescente o queijo } 


{ Uma boa muçarela }

{ Jogue o manjericão, o queijo parmesão e o azeite.} 


Linda, né? 
Leve a pizza por 20 minutos ao forno (mais ou menos 200 graus).
Delicie-se com essa maravilha.



 Quero ver quem vai conseguir resistir...
=D



9 Comente AQUI!:

Ariadnny disse...

Nossa, tudo que vc faz é com muito carinho, né, Dani? O post tá lindo, e a pizza então... Uau!!! Obrigada pela receita! Ah, se tu fosse minha vizinha, fia! Rsrs. Beijoca!

Ariadnny disse...

Nossa, tudo que vc faz é com muito carinho, né, Dani? O post tá lindo, e a pizza então... Uau!!! Obrigada pela receita! Ah, se tu fosse minha vizinha, fia! Rsrs. Beijoca!

Sandra Lima disse...

Que coragem! Fazer pizza (tá, foccacia) pra um marido italiano...
Mas se rende elogios, pode ficar toda boba mesmo!
Beijos
PS: Cadê os capítulos da novela?

Izabelle Costa disse...

Fiz ontem. O povo aqui de casa amou!
Fiz uma grande e 20 pequenas para deixar à mão para o lanche. Só para colocar o recheio e levar no forno rapidinho.
Obrigada. A família agradece!
Mil beijos e uma ótima semana.

flavia disse...

Oi Dani, estou programando fazer sua receita, só tenho uma dúvida: o recheio é colocado na massa ainda crua ou após alguns minutos no forno?
Flávia Rocha

flavia disse...

Oi Dany, vou fazer esta sua deliciosa receita, só tenho uma dúvida: os ingredientes do recheio vão na massa crua ou pré cozida?
Flávia

. disse...

Oi Flávia, o recheio vai na massa ainda crua! Bjo

Dany disse...

Fiquei aqui me perguntando pelo óleo... Não leva?!? Que beleza!!! Toda receita de pizza leva MUITO óleo. Tô boba... Parabéns pela receita e pelo post lindo. Está guardado com carinho nos meus favoritos.
Bjs!

Viviane Pereira disse...

Adorei a Receita Dany! Vou anotar aqui para fazer. Sempre faço pães recheados em casa, a família adora, mas pizza eu nunca fiz. Vou testar!!
bjs

Postar um comentário