quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Passo-a-passo: Como tirar passaporte de crianças

Situações de pânico, eu sou mestra em me meter nelas.
Amanhã vamos tirar o passaporte do Alberto e Massimo, que já me conhece bem, foi conferir os documentos que temos que levar quando me pergunta: amore, está tudo certo pra amanhã? Só precisa levar esses dois papéis aqui mesmo, né? 
Me deu logo aquele frio na espinha dorsal de quem sabe que fez a coisa pela metade, fui morrendo aos poucos e rastejando até o meu computador para verificar os documentos necessários para esse procedimento, coisa que tinha que ter sido feita (por mim) dias atrás.
Mas claro que eu separei tudo e não faltava mais nada, né? 
Faltava.
A foto, a autorização e que a minha idade mental fosse mais condizente com meus 32 anos.
Foi corrido, mas resolvi tudo a tempo.

Então como sou garota candanga swing sangue bom vou dar um passo-a-passo para quem precisar tirar passaporte dos filhotes sem dificuldades.

Documentos necessários: 
  • Identidade do responsável
  • CPF do responsável
  • Certidão de Nascimento da criança
Agendamento
  • Entre na página da Polícia Federal por este link: 
  • Preencha os dados pedidos e faça o agendamento num posto mais próximo de você (eles dão as opções existentes).
  • Imprima o detalhamento do agendamento.
  • Imprima  o protocolo da solicitação.
Autorização
  • Para crianças menores de 18 anos é necessário preencher uma autorização simples que pode ser preenchida clicando neste link: aqui!  (levar no dia agendamento)
 Pagamento
  • Quando você terminar de preencher será disponibilizado uma guia para pagamento - GRU - que custa R$ 156,07 .
Foto

  •  Os adultos não precisam levar fotos pois eles tiram na hora. Mas as crianças precisam levar uma foto 5x7 tirada em fundo branco. 
  • Dica: A criança deve estar de boca fechada, olhos abertos, com uma expressão simples (sem sorriso, caretas... essas fotos não são aceitas).

Aí que  eu entro...
Como eu não queria sair correndo para o shopping para ter que tirar foto, fui logo me virando.
Encontrei um site super perfeito que enquadra e adequa a sua foto para os padrões exigidos oficialmente em 72 países.
Peguei minha máquina, botei Alberto sentado num baú sob ameaça de nunca mais dar cheetos bola caso ele se movesse (brinks), com uma parede branca ao fundo tirei 1000 fotos até uma prestar e o site fez todo o resto do trabalho.

Ufa! Consegui, depois de todo o meu desesperado sofrimento, deixar tudo em ordem para amanhã!
O site para fazer a foto é o Idphoto4you: (Clica na imagem para ser redirecionado pra lá)


 

Agora é só fazer as malas!

PS: A criança deverá estar presente no dia agendado para a solicitação do passaporte e também no dia da entrega.

---------------------

Atualização:
Munidos de toda a documentação necessária para a retirada do passaporte, não demoramos nem 5 minutos na Polícia Federal. Facinho, facinho!
Ufa!

9 Comente AQUI!:

Imaculada disse...

Que correria heim?
Valeu as dicas e o esclarecimento,
minha neta vai tirar o passaporte para fazer intercâmbio.
Obrigada pela partilha.
Abraços! Tudo de bom pra ti.

Unknown disse...

Super informativo, ótima dica!
Nao que eu vá viajar tao cedo..infelizmente hehehe

Unknown disse...

Foi bom. Gostei da dica.

Mônica Pinheiro Cantalapiedra disse...

Maravilha,,,,adorei e já vou resolver meu lado aqui graças as suas dicas.Valeu muito!bjo carinhoso ,,,adorei entrar aqui,,,kkkkkkkkkkk,,bjo

Ivis disse...

Adorei as suas dicas! Estava super preocupada pq como sempre a gente faz td de última hora né!
Agora uma pergunta ... em qto tempo ficou pronto o passaporte, vc lembra?
Beijos e obrigada!!

beatriz disse...

gostei muito das dicas, muito obrigada

beatriz disse...

adorei as dicas, muito obrigada

Unknown disse...

Amiga que legal vc compartilhar td isso ,tenho uma duvida minha filha tem 9 anos preciso levar a foto? desde ja obrigada e bjs

Diário da minha Carol disse...

Obrigada !!! Vc nao sabe como me ajudou....!! Bjos

Postar um comentário