quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Dieta na gravidez


Fazem 3 dias que estou de dieta.

Calma!!!
Antes de me jogarem pedras, leiam e entendam ao que me refiro.

Estou no quinto mês de gravidez e já ganhei 7 kg, o que é considerado muito, visto o caminho que ainda tenho que percorrer pela frente.

Não, não é preocupação com a estética, pelo menos não apenas isso como muitos tem pensado, mas uma questão de saúde também. O ganho de peso traz uma série de comprometimentos que já venho sentindo e que podem piorar ainda mais (inchaço nos pés, problemas com a pressão, dor nas costas).

A média de ganho de peso que terei daqui pra frente será de 300g por semana, ou seja, se eu conseguir manter-me educada como tenho feito (cof) atingirei com sorte um total de 13 kg na minha gestação.

Minha médica foi ainda mais dura: me permite engordar somente mais 3kg.

Recebi essa notícia em tom de piada obviamente!

O problema é que meu corpo nao vinha obedecendo a nenhuma dessas regras.

Nos ultimos 7 dias consegui ganhar 2 kg. Imaginem só!!! Em uma semana 2 kg é muita coisa.

E assumo: pura falta de vergonha na cara.

Estava com fome, comia. Queria comer bobagens, comia. Pensava assim: estou grávida mesmo, vou engordar mesmo, então vamos enfiar os dois pés na jaca e ser feliz.

Parei com isso... (até quando não sei, mas sou taurina, teimosa e quando coloco uma coisa na cabeça não tem cristão que consiga tirar, marido que o diga).

Então o que resolvi fazer foi, na verdade, diminuir alguns alimentos, acrescentar outros e tentar manter um ganho de peso pequeno até o dia da minha primeira consulta com a nutricionista.

Criei um caardápio mais ou menos assim:
Café da manhã:

2 fatias de pão integral com requeijão light
1 copo de suco de fruta
1 xícara de café com leite desnatado


Lanche das 10:00

Na verdade de manhã é o período em que sinto mais fome, então divido ele em 3 partes para aguentar esperar o almoço sem roer o pé da mesa de trabalho:
9:00 - Uma fruta
10:00 - Uma barra de cereal
10:30 - Um copo de suco de fruta


Almoço

Salada verde à vontade
Beterraba, ou abóbora, ou cenoura cozida
2 colher de feijão
1 filé de peito de frango
1 colher de arroz

Lanche da tarde

Uma fruta ou barra de cereal ou biscoito integral
Um copo de suco

Jantar

1 prato de sopa de legumes com carne ou frango
1 fatia de pão integral

Fiquei atenta para respeitar os grupos alimentares (dei uma estudada em algumas dietas recomendadas por nutricionistas para amigas minhas) mas sei que deve estar faltando ou sobrando coisas que com certeza adaptarei melhor com a ajuda de uma profissional.

Minhas vitaminas, recomendadas anteriormente pela minha obstetra, foram suspensas também (ordens médicas) para evitar um ganho maior de peso o que "achei estranho mas melhor não comentar".

Só sei que estou orgulhosa de mim mesma, que consegui passar de um estágio devoradora compulsiva e ladra de geladeira para o de educada, moderada e consciente. O que me parecia impossível há uma semana atrás.

Meninas grávidas e @turmadabarriga do meu coração, não me desanimem me mandando comer tudo o que vejo pela frente como fazem comigo no twitter! Preciso do apoio de vocês que me acompanham e me seguem diariamente, please! Não sejam meninas más!

Voltarei com mais notícias a qualquer momento...

Só uma observação: não sabia que nutricionista trabalhava tanto! Faz mais de um mês que tento marcar uma consulta mas elas só tem vaga pra daqui a 1 ou 2 meses. Grávidas deveriam ter preferência pois temos tempo de validade a vencer, não acham?

11 Comente AQUI!:

Liva disse...

Oi, querida =)
Só disse para vc comer no twitter pq vc me disse que estava passando fome. E passar fome não dá, né? Com ou seu bebê.
Mas uma alimentação balanceada é ótima para vcs dois. Siga firmeeee! =)
Bju gde =*

Cris disse...

Ficou bem legal o cardápio! :)
Vou adotar a sopinha de legumes (eu amo), a noite.
Concordo sobre engordar o necessário, pela saúde.

Boa sorte na dieta,

Cris

Lu disse...

Oi Dany
Tenho acompanhado seu blog ha alguns dias, mas só agora estou fazendo um comentário.
Eu acho importante manter uma dieta equilibrada na gravidez, mas não tenho conhecimento técnico sobre o assunto. O que percebi comigo é que a minha pequena só começou a engordar depois que EU começei a engordar. Estou com 28 semanas e com quase 7 kg a mais. Até a 22 semana ela estava abaixo do minimo em quase todos os laudos de medida do ultrassom. Daí de 22 a 26 semanas engordei 3 kilos de uma vez só e adivinhe, a bichinha resolveu entrar nos limites minimos. Não é uma bonecona, mas pelo menos não está nos preocupando tanto mais.
Da minha primeira gravidez engordei 9 kg no total, mas tem que dar alguns descontos nesse assunto. Primeiro, a idade (acho que tanto vc quanto eu tivemos filhos mais novas) e segundo a própria gestação. Afinal de contas nosso corpitcho está mais "alargado" do que antes.
Mas de qualquer forma é bom tomar um pouco de cuidado. Só não vai passar fome. Isso não poooode.
Bjs
Luciana

Isabela Kastrup disse...

Oi lindona, fico muito feliz que esteja conseguindo cuidar direitinho da sua alimentação. Isso é muuuito importante mesmo, porém sei que não é nada fácil. Estou torcendo demais por vc. Apesar de estar um pouco afastada, saiba que o meu carinho e admiração por vc são enormes. Te cuida bonitona!
Um super beijo
Isa

Lia Sergia Marcondes disse...

Na minha primeira gravidez eu segui, com aprovação dos médicos, a dieta do livro "Dieta Nota Dez". O nutricionista q o escreveu é muito sensato e me ajudaram muito as dicas dele. Aprendi a contar calorias, sem esforço mental, de forma simples, e conseguia equilibrar a quantidade ingerida por dia, sem me privar das coisas que gosto (só moderando).

Agora estou perdendo o peso que preciso (pq dei uma descarada antes de engravidar, e engordei de novo), e está dando super certo. Tudo com acompanhamento, lógico. Mas a tabelinha de bolso q vem com o livro é uma ajuda imensa!!!

Vale a pena.. o livro é baratinho. Mostra pra nutricionista, pra ver se ela aprova pra seu caso, quando vc for. Se toda forma, tabelinha dos alimentos q vem nele já compensa a compra, e vai te ajudar em qualquer dieta q ela te recomendar!!


Boa sorte!! :)

Ana Cristina disse...

Oi!!! Adorei seu blog e vou te seguir!!! Estou grávida de 31 semanas do quarto filho! Fiquei sem babá e empregada até a semana passada. Pode imaginar como anda minha dieta? Estou super sem vergonha e como tudooo!!! Já engordei 14 quilos, pode?

Parabéns pela dieta...eu deveria fazer o mesmo, mas não vou! (rsrsrs...minha médica que não me ouça!).

Vá me visitar:
www.eucomosquatro.blogspot.com

Beijos

Isabel Cristina disse...

OI, eu de novo. Depois do linda é ponto de exclamação, viu? Não estou perguntando, estou afirmando que vc está linda! Beijinhos

Isabel Cristina disse...

OI Dany, sua preocupação dever ser mesmo a saude. Pois esteticamente vc está linda? Adorei as fotos na Bahia! Passei para lhe desejar um lindo final de semana! Beijocas

Uma Mae das Arabias!!! disse...

Ola,

Gostei muito de te conhecer!!!!

Parabens pela gravidez, que Deus abencoe vcs.

Estaremos sempre por aqui.

Beijos nossos e fiquem com Deus

Barbrinha e Bebejinho

Cris Martins disse...

O pior de tudo é que fome de grávida dói... dói mesmo... é uma fome desgraçada hehehe
Bem mas tu já deve saber disso né pq tu é de terceira viagem!
Boa sorte na dieta... cheguei a ficar com medo da minha próxima consulta... só quero ver o que a GO vai dizer... ihhhhh

BLOG DA GRÁVIDA disse...

Ah...pelo que vi nos posts que vieram depois deste...a dieta durou pouco (yakisoba, churrascaria, pudim? kkkk) Eu havia engordado 16kg na 30.a semana. Depois disso ainda não pesei novamente. Teve mês q engordei 3kg! Teve mês que engordei 4kg!!! Estou super inchada, os pés parecem dois pães...será q é o excesso de peso? Tive problemas na coluna (será que é o excesso de peso..? hehehe) Mas a médica disse que está tudo bem, não tem nada de errado comigo, nem com o bebê. Então simplesmente desencanei. TOmara que seja tão fácil PERDER quanto foi GANHAR todos esses quilos hehehehe
beijo!

Postar um comentário