Observação mais que importante:
Alberto curte mais as caixas sensoriais meladas, molhadas e melequentas. Essas são as que conseguem deixá-lo entretido durante dias (= 25 a 30 minutos).
----------
Vocês achavam mesmo que a salvação para aqueles momentos em que você tá só o pó da rabiola era a Galinha Pintadinha, né?
Esqueçam!
Milagre existe e ele atende pelo nome de Caixa Sensorial.
Porque vocês não me falaram disso antes hein, suas danadinhas??
É feio esconder segredos assim das amigas.... rum!
Conheci essa preciosidade no blog Educar com Carinho, da Sofia, que busca formas diferentes e traz reflexões sobre como educar e desenvolver ao máximo o potencial infantil.
Ela não tem TV em casa, por opção.
Pensem em quão profundo isso toca a sua realidade (cocoricó, patati, galinhas em geral).
A Caixinha dos Sonhos mais lindos Sonhei de Quimeras Mil funciona mais ou menos assim: você escolhe vários objetos, de tamanhos, cores e texturas diferentes, coloca dentro de uma caixa e entrega para a criança brincar, viajar, soltar toda a sua criatividade e ser feliz. Fim ( de todos os seus problemas)!
Seu pequeno vai ficar ali, durante 10, 15, 20 minutos sem querer saber de mais nada.
Se o Patati Patatá aparecer na frente dele, ele manda pastar, eu juro!
Olha Alberto se amarrando na primeira Caixa Sensoriespetaculal que fiz pra ele:
Na nossa caixa colocamos:
- Palitos de picolé
- Legos
- Água
- Espumar de barbear (sem perfume)
- Garfinhos plásticos
- Miniaturas de animais
- Macarrão
- Balão com ar.
- Balão com água.
Só quem é mãe sabe que isso é = a eternidade!
E o inédito: ele viu o pai pegar a chave, ligar o carro e sair de casa e nem moveu um cm do corpo para ir atrás.
Totalmente envolvido!
F-A-N-T-Á-S-T-I-C-O!
Testado e aprovado.
Como não me aprofundei no assunto, talvez não tenha aplicado corretamente os preceitos do método e tenha feito a Maria Montessori se debater dentro do túmulo. Whatever!
Foi mal aê, mas a adaptação à minha realidade foi tudibom.
- Pelo que andei lendo, você pode criar vários tipos de caixa sensorial, usando algodão, areia, água, tinta, gelo, sementes, pedras, galhos, folhas, brinquedos.
- Pode fazer caixas secas (sem água e nem nada que fique melado), caixas molhadas ( com água, gelo, espuma, tinta).
- Pode também criar caixas temáticas: caixa de natal, caixa de outono, caixa vermelha, etc.
Como já disse, não conheço o método, li um pouco sobre ele, mas não me aprofundei.
Só sei que recomendo, assino em todas as vias e só não vou reconhecer firma porque acho um saco, mas vocês vão amar.
Ah! E quando fizerem, venham me contar fazenufavô!
Material sensorial
"O material de desenvolvimento sensorial tem como objetivo direto a educação dos diversos sentidos e, como objetivos indiretos, a preparação remota para a escrita e Matemática, o desenvolvimento da coordenação motora, da atenção, do equilíbrio, da memória, da criatividade etc."*
Fonte: UPAON
17 Comente AQUI!:
Dani, que legal! Vou usar aqui tbm e volto pra te contar tá?
Amei!
Beijos
oi daniela
menina eu tenho essa caixinha sensorial,na verdade não è bem uma caixinha,è um livro sensorial,com cores texturas,sons,formas etc..
mas meu filho nunca brincou com ela mais que ....3 minutos..se eu não tivesse trés TVs EM CASA,TERIA Já PARADO NO MANICÔMIO RSRSRS
BACIONE
Dani estou passando para retribuir a sua visita. Já estou lhe seguindo, adorei seu espaço.
Olha eu sem teoria, nos dias frios de inverno, deixava minha filha brincar com coisas que faziam barulho, como tampas de panela, colher de pau...onde ela passava um bom tempo, quase uma eternidade (20/30 minutos) fazendo uma verdadeira orquestra de barulho que além de muito proveitoso, era um momento em que eu podia fazer algo além de viver ao redor dela...rsrs
Adorei saber que existe uma "teoria" sobre isso.
Abraços
Eu já uso a caixa sensorial e não sabia! Gostei da dica do blog da Sofia, muito interessante. Por isso eu gosto de blogues, em cada um que a gente vai a gente vai aprendendo mais. Aqui em casa também funciona.
Oi Dani!
Obrigada pela visita e comentário!
Fico feliz por ter gostado do blog e segui-lo! Seja bem vinda e volte sempre!
Adorei a caixa sensorial, mto legal esse método!
bjos
Olá Dani, vim retribuir sua visita ao meu blog, primeiramente quero lhe dizer que vc tem um nome lindo (minha filha tbém se chama Dani hehe) e segundo, estou adorando seu cantinho, não tenho filhos pequenos, e nem netos ainda, mas já é um caminho para poder passar suas dicas pra minha filha(ela tem 27 anos). Fui dar uma espiadinha nas suas receitas(curiosidades de cozinheira) e amei a dica da lasanha, nunca experimentei aquela marca,e gostei muito da massa da pizza e a dica do queijo, vou voltar mais vezes, e já estou levando seu link pra poder acompanhar suas atualizaçãoes. Quando quiser volte ao meu bloguito, será muito bem vinda. OBS:: Esse neném é seu filho?? Lindo demais da conta!!! A gatinha tbém é linda...bjokas...excelente final de semana
Dani acho ótimo essa forma de educar,diferente mas que da muito resultado,na verdade minha pimpolha aqui já esta bem grandinha,12aninhos então já sao outros probleminhas,rsrsrs!
Adorei a idéia e vou mostrar pra minha Irma,meu sobrinho esta terrível e só fica na frente da tv,acho ótimo quem nao tem tv,com certeza a vida fica menos agressiva!
Amiga obrigada por fazer parte desse um ano do blog,obrigada,beijinhos!
Nossa que legal!! Amei a caixa sensorial!! Adoro essas coisas, deu pra ver que o filhote curtiu muito mesmo ein?! Delícia de brincadeira!!! Brincando, se desenvolvendo e curtindo, a melhor forma de crescer!! Bjs pra vcs, e obrigada pelo carinho lá no blog!!!
Adorei a caixinha sensorial,um método ótimo,e que desperta interesse na criança.
Um ótimo domingo pra ti!
Beijocas
Simone Souza
http://afadadasagulhas.blogspot.com
Essa caixa é novidade para mim.
Vou tentar fazer uma para minha pequena. Ótima dica!
Bjos.
Olá Dani,
Que bom que a caixa sensorial foi um sucesso por aí :)
Sabes que acho mesmo que o que se coloca nela e como se aplica não é mesmo o mais importante o importante mesmo é despertar o interesse aos nossos pequenos e usá-la como um método para optermos um pouquinho de tempo para fazermos outras coisas é sem nível de comparação mais rico para a criança que uma TV
Vou passear mais um pouco pelo seu blog :)
Beijo
Oi Dany!! Obrigada pela dica vou testar a caixa aqui em casa. Bjus
Muito boa essa ideia. Nada melhor pras crianças do que estimular a imaginação e a criatividade.
Dany, eu vim parar aqui somente para retribuir a visitinha, mas eu não quero sair, não quero e nem consigo, hehehe. Vc é fantástica, escreve super bem, é linda, tem muita coisa pra contar, ensinar, pra falar a verdade, eu passei um tempão lendo e relendo a novela da sua vida, e ri muito, e me emocionei muito também... tudo ao mesmo tempo! E que história de perder a saia no show? Eu ri litros! Eu me lembro da banda, mas não lembro de vc porque nunca fui a um show, apenas assisti na tv, e eles cortam a maior parte das cenas, a gente querendo aprender a coreografia e eles não mostram os bailarinos! hehehe
Fantástico, simplesmente fantástico aqui! Beijos!
Dany obrigada pela visitinha e que bom moramos em João pessoa, raro esse encontro no mundo do blog né, bjs vou seguir seu espaço ok, boa semana com a pequena
Dany, através do seu blog e o post sobre a caixa sensorial conclui que vc pode se interessar em aprofundar a Pedagogia Montessori. Existe no Facebook um grupo de discussão sobre a filosofia Montessori, convidamos vc para esse grupo online, o grupo é composto de famílias e educadores:
https://www.facebook.com/groups/131727546931915/
Mais sobre a caixa sensorial...
Um pouco da teoria e como apresentar a caixa sensorial veja aqui: http://sofia-educarcomcarinho.blogspot.com/2011/10/montessori-em-nossa-casa-caixa.html
Vídeo explicativo aqui: http://www.youtube.com/watch?v=UXvzizV7gEw
Ideias para Caixa Sensorial - http://ourworldwideclassroom.blogspot.com.br/2010/07/more-sensory-tub-ideas.html
Mais ideias para Caixa Sensorial - http://ourworldwideclassroom.blogspot.com.br/2010/02/sensory-tubs-ideas-list.html
Meu blog e mais dicas montessorianas: http://naubrincandodeblog.blogspot.com.br/
Adorei! Q jeito divertido de escrever! As caixas sensoriais são tudo de bom mesmo. Meu filho ainda é mt bebê, taca td no chão pra espalahr. MAs o desenvolvimento do tato tá fazendo mt bem a ele na alimentação. ACredita?
Fiz c água e folhas e flores; com algodão e com flocos grandes de isopor
Postar um comentário